sexta-feira, 29 de novembro de 2013

 Dicas de como escolher a chapa de impressão






            
                                                
                                              Outro fator importante para você considerar é a área de impressão da chapa. Ainda que o papel entre na máquina, já cortado, digamos que em uma máquina cujo formato seja de 72x54, você deve considerar pelo menos 2 centímetros, de um dos lados do papel, para a "pinça" da impressora. E mais 1 cm em outro lado da folha (para mais detalhes, veja a tela 8, neste guia), para o corte de “refile”, após a saída do papel.
Por que o corte de refile, após a saída do impresso, se o papel já entra cortado?
Em impressos onde a demanda por qualidade seja menor esse corte pode ser evitado, ou pode ser menor.
Porém, se o objetivo é obter um produto final de qualidade – o corte deve ser feito.
A razão é a seguinte: embora seja imperceptível a olho nu, o papel é tracionado para passar pelos cilindros da chapa, da blanqueta e de impressão, como você pode ver na figura lateral. Quanto maior a quantidade de cores, por mais cilindros o papel precisa percorrer.
Logo, é tensionado, ou "estica", como é denominado. Além disso, de acordo com o calor e a umidade, entre outros fatores, as fibras do papel se "expandem", ou "contraem".
Em função disso, uma folha (ou um "caderno") impressa na parte da manhã pode ter uma variação do papel diferente do que foi impresso a noite. Logo, após as diferentes folhas terem sido dobradas, encadernadas e grampeadas à tarde – para fazer uma revista, por exemplo – se não houver o corte as bordas das revistas ficarão com pequenas variações, geradas pelas diferentes fases mecânicas pela qual passa o papel – impressão, dobra e acabamento.
Observando as sugestões que damos neste capítulo, você poderá escolher mais fácil, a gráfica e a impressora que, em geral, que se permitem a combinação certa de qualidade e preço para os seus impressos.
A figura abaixo mostra como a folha é "puxada" para dentro da impressora:
 A figura abaixo mostra o papel dentro da máquina. O processo gera uma tensão que expande as fibras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário