Mais sobre a analise de valor:
Qual a abordagem tradicional usualmente empregada na redução e otimização de recursos e de custos?
A Contabilidade de Custos desdobra o produto em seus elementos
componentes (Análise por Elemento) ou nas etapas do processamento
(Análise por Centro de Custo) ou focaliza a natureza e a variabilidade
dos custos (Análise dos Custos Variáveis e Fixos) tirando, daí, uma
série de alternativas para seus esforços de custos.
A Análise do Valor aborda o problema de um ângulo totalmente diferente. Em primeiro lugar, ela procuraria esquecer o produto, isto é, abandonaria a análise dos custos de produção e distribuição, focalizando sua atenção nas funções garantidas por ele ou nas necessidades do consumidor atendidas pelo produto.
Em seguida, hierarquiza as funções a partir de sua importância relativa, em termos de quantidade e qualidade, relevância e outras.
Se as funções – classificadas em principais, secundánias e acessórias – não apresentaram uma relação equilibrada de "custo x valor" a "Análise do Valor" tem aí a sua oportunidade.
A aplicação sistemática da técnica objetiva:
1. Identificar as funções de um produto;
2. Estabelecer um valor para cada função;
3. Prover funções ao menor custo possível;
4. Garantir, ao mesmo tempo, qualidade igual ou melhor ao consumidor.
A Análise de Valor é cada vez mais usada
para a formação de preços e percepção da qualidade por seus
consumidores. A IBM foi pioneira em usá-la para fixar os preços dos seus
produtos em função dos ganhos ou economias, que os seus clientes
obtinham com o uso dos computadores. A LVMH formou um império, de bolsas
Luis Vuitton a champanhes, voltado para percepção da qualidade, e
preços altos, muito altos.
A Análise de Valor,
portanto pode e deve ser usada para reduzir custos, formar preços,
avaliar e implementar a percepção de qualidade no produto.
Na medida em que é cada vez maior a demanda por produtos que passem uma
percepção de qualidade e ao mesmo tempo as empresas desejam reduzir seus
custos – a única combinação possível é através da Análise de Valor, que
combine oportunidades e custos. O desenho é o principal instrumento de
diferencial em relação ao valor dos impressos.
Qualquer dúvida ou sugestão que você tenha, ligue para (21) 2501-2001.
Um abraço forte e cordial e,
CONTE SEMPRE COM A COP GRÁFICA!
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