10 Dicas para vender bem
Para vender mais, não basta ter um produto diferenciado e de boa qualidade, uma vitrine atrativa e uma loja bem localizada: além disso tudo, é necessário manter a equipe de vendas, cartão de visitas de qualquer ponto comercial, bem treinada e ciente de que a sua função é “realizar sonhos”.
- Devem ter um produto que atenda as necessidades do seu público-alvo buscando sempre um diferencial em relação a seus concorrentes diminuindo a quantidade de produtos iguais de fácil comparação de preços.
- Ter uma vitrine bem harmônica e atrativa para prender a atenção do seu cliente. As vitrines não podem ser uma projeção de todo o estoque da loja pois vitrines entulhadas de produtos só confundem o cliente. Ela deve conter nichos bem definidos por valor e produto que traduzam a mensagem que a joalheria quer transmitir ao seu público alvo e criar no cliente a curiosidade de entrar e descobrir mais.
- Uma gerência bem treinada do ponto de vista operacional de vendas e como treinador de sua equipe. Na verdade, é ele quem dirige o negócio no dia a dia e é ele que tem que fazer acontecer por meio das pessoas.
- Um gestor inteligente não deve ter medo de capacitar a sua equipe de vendas e operacional. Quanto mais capacitado for esse colaborador, maior são as chances de lucratividade para a empresa, para os colaboradores e para o cliente pois terá um atendimento de excelência. Treinamento não é custo e, sim, investimento.
- Um gestor tem que ter ferramentas para medir a produtividade do seu negócio, dos ângulos quantitativo e qualitativo, com as regras do jogo claras e metas bem definidas.
- Em relação aos vendedores, primeiro passo, eles devem gostar de pessoas e de servir, pois a venda não se resume a uma troca: ela é, sim, um momento especial para quem está comprando. A joia carrega consigo uma emoção que traduz esse momento especial. Ela pode ter um valor financeiro alto ou baixo para nós, mas para o cliente sempre será a realização de um desejo.
- Os profissionais de vendas devem transformá-la num momento inesquecível para o cliente, de forma que ele se sinta único e especial. A melhor maneira de fazer isso é não olhar para ele como um $, alguém que pode fazer com que o vendedor alcance a sua meta. Por isso, é importante recepcioná-lo muito bem, sorrir, escutá-lo, mostrar que está interessado nas necessidades do cliente e não nas suas próprias necessidades. O profissional de vendas tem que estar atento ao cliente, não perder um piscar de olho dele, isso é, perceber o seu cliente.
- Um bom profissional de vendas cuida da sua aparência, da sua linguagem corporal, pois eles são uma vitrine viva dentro da loja. Nós somos o prolongamento do produto. Se estamos feios, desarrumados ou descuidados o produto parecerá igual para o cliente. A primeira percepção do ser humano é o visual.
- Ter conhecimento do produto, das joias expostas nas vitrines e do estoque é fundamental para conquistar a confiança do cliente e concretizar esse sonho. Mas não basta somente conhecer o produto: o profissional de vendas tem que estar antenado aos outros segmentos do mercado como a moda, as novas tendências, as cores do momento, a concorrência (que nem sempre é uma outra loja do mesmo segmento).
- Nunca cometa o erro de pré-julgar a pessoa que está diante de você, pois a surpresa pode ser muito grande – e as perdas também.
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