quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Diferença entre papel offset e papel sulfite

Existem uma infinidade de tipos de papel no mercado como pode comprovar em papelarias e lojas especializadas, porém alguns são muito comuns e compõem talvez 90% ou mais do volume impresso. Estes serão citados e descritos neste artigo:


Papel Off-Set 

Assemelha-se ao papel sulfite, porém suas características técnicas são diferentes. Por ser macroporoso, esse papel absorve muito mais tintas, dando ao impresso um aspecto “lavado”, sem vida. Sua vantagem é que podemos escrever e fazer anotações nesse papel. Seu preço é também uma vantagem, já que custa menos que os couchês. É um papel bastante versátil, utilizado em folhetos, volantes, pastas, cartazes e principalmente em papelaria interna (envelopes, papel carta, bloco, etc.).
Nas gramaturas mais leves é confundido com papel sulfite e nas gramaturas mais altas parece cartolina ou opalina.

Gramaturas mais utilizadas:
90 g
120 g
150 g
180 g
240 g






Papel Sulfite 

Também chamado de apergaminhado, é o tipo de papel branco comum, utilizado em impressoras e fotocopiadoras. Pode ter várias cores e tamanhos, sendo o mais comum e conhecido o A4 (21 cm X 29,7 cm) branco. Seu nome é dado, por causa da adição do sulfito de sódio na sua fabricação.
É o papel mais comum para aqueles que não participam do universo gráfico. É aquele usado em casa e no escritório com gramaturas entre 75 e 90 g/m².


Nenhum comentário:

Postar um comentário